SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Marcando espacio para mujeres en gimnasia artística con magnésio: la consolidación de las barras paralelas asimétricas entre los años 1952-1964Espejito, espejito en la pared, dime una cosa, ¿qué cuerpo es ese, que no es el mío? Producción científica sobre cuerpo femenino, Educación Física y media índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

PEREIRA, Dimitri Wuo. Fundamentação teórica na graduação de professores de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e78283.  Epub 23-Abr-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78283.

A Filosofia é um campo de conhecimento que estimula a reflexão, a crítica e o pensamento racional do ser humano para reconhecer suas atitudes e avaliar seus comportamentos. Na Educação Física brasileira ela ocupa pouco espaço na formação de professores, seja pela cisão corpo e mente, ou pelo destaque a uma formação mais voltada às Ciências Naturais. Este ensaio pretende colocar alguma luz neste problema analisando as teorias da área que devem fazer parte da formação de professores e que por diversos motivos estão ausentes na graduação. As teorias estão divididas em quatro paradigmas cada qual com um conjunto de ideias. Esta diversidade de opções foi discutida pelo pensamento complexo de Edgar Morin, apontando o distanciamento entre as correntes filosóficas e as aulas de Educação Física no ensino básico.

Palabras clave : Formação; Teorias; Educação física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )