SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Demarcando espaço para as mulheres na ginástica artística com magnésio: a consolidação das barras assimétricas entre os anos de 1952-1964Espelho, espelho meu, que corpo é esse, que não é o meu? Produção científica sobre corpo feminino, Educação Física e mídia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

PEREIRA, Dimitri Wuo. Fundamentação teórica na graduação de professores de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e78283.  Epub 23-Abr-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78283.

A Filosofia é um campo de conhecimento que estimula a reflexão, a crítica e o pensamento racional do ser humano para reconhecer suas atitudes e avaliar seus comportamentos. Na Educação Física brasileira ela ocupa pouco espaço na formação de professores, seja pela cisão corpo e mente, ou pelo destaque a uma formação mais voltada às Ciências Naturais. Este ensaio pretende colocar alguma luz neste problema analisando as teorias da área que devem fazer parte da formação de professores e que por diversos motivos estão ausentes na graduação. As teorias estão divididas em quatro paradigmas cada qual com um conjunto de ideias. Esta diversidade de opções foi discutida pelo pensamento complexo de Edgar Morin, apontando o distanciamento entre as correntes filosóficas e as aulas de Educação Física no ensino básico.

Palavras-chave : Formação; Teorias; Educação física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )