SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Mirror, mirror on the wall, what body is that, which is not mine? Scientific production on feminine body, Physical Education and mediaThe Theory of Social Representations in studies on the training of Physical Education teachers: mapping the production of knowledge in Brazilian journals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

ANGELO, Denis Fernando Barcellos; FONSECA, Denise Grosso da  and  MEDEIROS, Tanise Baptista de. Educação Física em tempos de COVID-19: uma análise a partir das dualidades. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e78188.  Epub Apr 05, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78188.

Este trabalho tem como objetivo problematizar as concepções dualistas que perpassam a área da Educação Física, como a dualidade entre corpo e mente, buscando situá-las no contexto de divisão do trabalho na sociedade capitalista onde percebe-se que essas dualidades são reforçadas a nível da cotidianidade em tempos de pandemia do COVID-19. Realiza-se um debate de cunho filosófico e epistemológico no que diz respeito às concepções dualistas e monistas de mundo, evidenciando que um momento de crise pode ser propício para o exercício filosófico. Além disso, apresenta algumas especificidades da etapa do Ensino Médio, também marcada por uma educação dual, apontando como horizonte a perspectiva de uma educação integrada e politécnica, que tenha como objetivo uma formação humana omnilateral.

Keywords : Educação física; Covid-19; Dualidades; Educação integrada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )