SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Espejito, espejito en la pared, dime una cosa, ¿qué cuerpo es ese, que no es el mío? Producción científica sobre cuerpo femenino, Educación Física y mediaLa teoría de las representaciones sociales en los estudios sobre formación docente en educación física: mapeo de la producción de conocimiento en revistas brasileñas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

ANGELO, Denis Fernando Barcellos; FONSECA, Denise Grosso da  y  MEDEIROS, Tanise Baptista de. Educação Física em tempos de COVID-19: uma análise a partir das dualidades. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e78188.  Epub 05-Abr-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78188.

Este trabalho tem como objetivo problematizar as concepções dualistas que perpassam a área da Educação Física, como a dualidade entre corpo e mente, buscando situá-las no contexto de divisão do trabalho na sociedade capitalista onde percebe-se que essas dualidades são reforçadas a nível da cotidianidade em tempos de pandemia do COVID-19. Realiza-se um debate de cunho filosófico e epistemológico no que diz respeito às concepções dualistas e monistas de mundo, evidenciando que um momento de crise pode ser propício para o exercício filosófico. Além disso, apresenta algumas especificidades da etapa do Ensino Médio, também marcada por uma educação dual, apontando como horizonte a perspectiva de uma educação integrada e politécnica, que tenha como objetivo uma formação humana omnilateral.

Palabras clave : Educação física; Covid-19; Dualidades; Educação integrada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )