SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Espelho, espelho meu, que corpo é esse, que não é o meu? Produção científica sobre corpo feminino, Educação Física e mídiaA Teoria das Representações Sociais nos estudos sobre formação de professores na Educação Física: mapeando a produção do conhecimento nos periódicos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

ANGELO, Denis Fernando Barcellos; FONSECA, Denise Grosso da  e  MEDEIROS, Tanise Baptista de. Educação Física em tempos de COVID-19: uma análise a partir das dualidades. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e78188.  Epub 05-Abr-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78188.

Este trabalho tem como objetivo problematizar as concepções dualistas que perpassam a área da Educação Física, como a dualidade entre corpo e mente, buscando situá-las no contexto de divisão do trabalho na sociedade capitalista onde percebe-se que essas dualidades são reforçadas a nível da cotidianidade em tempos de pandemia do COVID-19. Realiza-se um debate de cunho filosófico e epistemológico no que diz respeito às concepções dualistas e monistas de mundo, evidenciando que um momento de crise pode ser propício para o exercício filosófico. Além disso, apresenta algumas especificidades da etapa do Ensino Médio, também marcada por uma educação dual, apontando como horizonte a perspectiva de uma educação integrada e politécnica, que tenha como objetivo uma formação humana omnilateral.

Palavras-chave : Educação física; Covid-19; Dualidades; Educação integrada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )