SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Physical Education in times of COVID-19: an analysis based on dualitiesSecurity devices in argentine and colombian football: a bibliographic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

TRIANI, Felipe da Silva. A Teoria das Representações Sociais nos estudos sobre formação de professores na Educação Física: mapeando a produção do conhecimento nos periódicos brasileiros. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e75977.  Epub July 30, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e75977.

O objetivo do manuscrito é contribuir para as discussões acerca da formação de professores de educação física do ponto de vista da Teoria das Representações Sociais, identificando como a teoria vem sendo disseminada nas principais produções periódicas da área. Para tal, apresenta um levantamento com base nos principais periódicos da área de Educação Física/ Ciências do Esporte. Os resultados desvelam que foram publicados 12 estudos entre 2002 e 2020, tendo sido observado que as produções sobre representações sociais da formação de professores na educação física têm se apropriado de diferentes referenciais, abordagens e métodos que compõem o arcabouço teórico do paradigma das representações sociais. O manuscrito sugere que a Teoria das Representações Sociais está disseminada nas produções periódicas da área.

Keywords : Representação social; Formação docente; Produção científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )