SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Educación Física en tiempos del COVID-19: un análisis basado en las dualidadesDispositivos de seguridad en el fútbol argentino y colombiano: una revisión bibliográfica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

TRIANI, Felipe da Silva. A Teoria das Representações Sociais nos estudos sobre formação de professores na Educação Física: mapeando a produção do conhecimento nos periódicos brasileiros. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e75977.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e75977.

O objetivo do manuscrito é contribuir para as discussões acerca da formação de professores de educação física do ponto de vista da Teoria das Representações Sociais, identificando como a teoria vem sendo disseminada nas principais produções periódicas da área. Para tal, apresenta um levantamento com base nos principais periódicos da área de Educação Física/ Ciências do Esporte. Os resultados desvelam que foram publicados 12 estudos entre 2002 e 2020, tendo sido observado que as produções sobre representações sociais da formação de professores na educação física têm se apropriado de diferentes referenciais, abordagens e métodos que compõem o arcabouço teórico do paradigma das representações sociais. O manuscrito sugere que a Teoria das Representações Sociais está disseminada nas produções periódicas da área.

Palabras clave : Representação social; Formação docente; Produção científica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )