SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Security devices in argentine and colombian football: a bibliographic reviewThe (un)serialization of Physical Education in CAp/UFRGS secundary education: an experience report from the teaching internship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

HOLANDA, George Ivan da Silva; LASCH, Jane Vanusa  and  DIAS, Rodrigo Francisco. A Educação Física na BNCC: desafios da escola republicana. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e75837.  Epub Jan 29, 2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e75837.

Este estudo consiste em um ensaio teórico que apresenta reflexões acerca das possibilidades e dos desafios impostos pela Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, propõe uma discussão sobre república e democracia, localizando a escola como uma instituição formativa necessária para o funcionamento da sociedade. Procura, por fim, analisar o processo de elaboração da base destacando que, embora a efetivação de um currículo comum seja importante para a legitimação da Educação Física como um componente curricular necessário para a escola republicana, o processo final da construção do documento ocorreu de modo pouco democrático, pondo em xeque sua legitimidade.

Keywords : Educação física; Escola republicana; BNCC.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )