SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Dispositivos de seguridad en el fútbol argentino y colombiano: una revisión bibliográficaLa (de)serialización de la Educación Física en la educación secundaria CAp/UFRGS: un relato de experiencia de la pasantía de enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

HOLANDA, George Ivan da Silva; LASCH, Jane Vanusa  y  DIAS, Rodrigo Francisco. A Educação Física na BNCC: desafios da escola republicana. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e75837.  Epub 29-Ene-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e75837.

Este estudo consiste em um ensaio teórico que apresenta reflexões acerca das possibilidades e dos desafios impostos pela Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, propõe uma discussão sobre república e democracia, localizando a escola como uma instituição formativa necessária para o funcionamento da sociedade. Procura, por fim, analisar o processo de elaboração da base destacando que, embora a efetivação de um currículo comum seja importante para a legitimação da Educação Física como um componente curricular necessário para a escola republicana, o processo final da construção do documento ocorreu de modo pouco democrático, pondo em xeque sua legitimidade.

Palabras clave : Educação física; Escola republicana; BNCC.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )