SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Contemplar: a trajetória de um coletivo no fomento da pesquisa, extensão e cidadania para o lazerGrupo de estudos e pesquisa em políticas de esporte e lazer (GEPPOL/UEM): uma década de contribuições científico-acadêmicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

ATHAYDE, Pedro Fernando Avalone et al. Avante! 10 anos de um caminho se faz caminhando... Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e78698.  Epub 30-Mar-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78698.

Este artigo relata a trajetória de dez anos do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer da Universidade de Brasília (Avante-UnB). Para caracterização deste período, aborda a dimensão histórica, a abordagem teórico-metodológica e a agenda de pesquisa voltada ao estudo das políticas públicas de esporte e lazer. O texto destaca a tentativa do grupo de conciliar a produção cientifica, a formação de quadros e a militância acadêmica, o que implicou em alterações em sua organização e funcionamento. Ao mesmo tempo, realiza uma sucinta apresentação dos elementos epistemológicos e ontológicos do método de Marx. Esse referencial teórico-metodológico ilumina as pesquisas desenvolvidas pelo Avante sobre as seguintes temáticas: (i) a política de esporte nos governos Lula e Dilma; (ii) a política de esporte do Distrito Federal; (iii) o financiamento público para o esporte; e, (iv) análise e avaliação de políticas esportivas.

Palavras-chave : Políticas públicas; Esporte; Lazer; Método; Marx.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )