SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Produção científica e contribuições do grupo de estudos e pesquisa em políticas públicas e lazer (GEP3L) da UNICAMPA rede latino-americana e do Caribe de esporte social para a inclusão: o esporte sob a órbita de governos populares e neoliberais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

COSTA, Luciana Assis et al. Modelos e abordagens de implementação para a análise de políticas de esporte e lazer: construção do grupo de pesquisa Polis/NeoPolis. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e78719.  Epub 25-Abr-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e78719.

Os avanços do campo de análise de políticas públicas no Brasil ocorreram a partir dos anos 2000 e sua materialização se dá em diferentes áreas disciplinares. A partir de 2010, observa-se um recrudescimento da produção científica na área de políticas públicas de esporte e lazer com um esforço de aproximação do arcabouço teórico das ciências sociais. O objetivo do ensaio foi apresentar o grupo de pesquisa Polis/NeoPolis da UFMG e refletir sobre a literatura do campo das políticas públicas que tem fundamentado seus trabalhos e publicações na área do esporte e lazer. O grupo tem investido em estudos de políticas públicas com o intuito de produzir conhecimento acerca de uma política setorial que coadune com uma produção mais ampla do campo de políticas públicas nacionais e internacionais. Acredita-se que o recorte escolhido sobre os estudos de implementação possa contribuir com as pesquisas desenvolvidas na área de esporte e lazer.

Palavras-chave : Implementação; Políticas públicas; Esporte e lazer.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )