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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

GOUVEIA, Andréa Barbosa. Direita e esquerda na política educacional: democracia, partidos e disputas entre projetos de administração pública municipal no Brasil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.224, pp.32-58. ISSN 2176-6681.

Discute a pertinência de caracterizar as disputas no campo da política educacional a partir do binômio direita e esquerda. Procura-se argumentar que este binômio pode sintetizar propostas antagônicas de educação que disputam a direção das políticas governamentais em curso. O reconhecimento dos antagonismos pode ser um instrumento para a compreensão das ações governamentais, pela percepção de que, na arena institucional, os partidos relacionam-se com propostas antagônicas ao seu campo e constroem políticas que incorporam demandas de direita e de esquerda. Para isto, apresenta uma revisão da bibliografia sobre os partidos políticos no Brasil e uma revisão acerca das análises de propostas de política educacional pós-ditadura militar. A partir dessa revisão construiu-se uma matriz que pretende sintetizar as disputas educacionais nos âmbitos das políticas de acesso, gestão e financiamento da educação.

Palabras clave : Educação; Partidos Políticos; Direita e Esquerda.

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