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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

ALVES, Fátima Cristina. Mapeamento das políticas de escolha de diretores da escola e de avaliação na rede pública das capitais brasileiras. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.224, pp.71-86. ISSN 2176-6681.

Este artigo tem como objetivo mapear a situação educacional na rede pública de ensino das capitais brasileiras em relação ao processo de escolha dos diretores escolares e ao estabelecimento de sistema de avaliação de desempenho dos estudantes no período de 1999 a 2003. Articula os fatores atuantes no processo de descentralização de políticas sociais, entre elas as educacionais, com a implementação dessas políticas na rede pública das capitais brasileiras. Em face das recentes políticas educacionais do governo federal, entre elas o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, o artigo argumenta que, em um futuro próximo, este será um instrumento importante para a indução dessas políticas educacionais nos Estados e municípios brasileiros.

Palabras clave : Ensino Fundamental; Políticas Educacionais; Escolha de Diretores Escolares; Avaliação de Estudantes.

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