SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número224Mapeamento das políticas de escolha de diretores da escola e de avaliação na rede pública das capitais brasileirasAnálise de WebQuests em língua portuguesa disponíveis on-line: aspectos relativos à qualidade dos componentes e da usabilidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza. O/a professor/a e os espelhos da pesquisa educacional. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.224, pp.87-101. ISSN 2176-6681.

Com um olhar dirigido à literatura educacional, apresentamos alguns “espelhos” que procuram delinear imagens sobre o/a professor/ a e seu trabalho. São muitos os discursos e metáforas que buscam definir o trabalho docente, mas em que momento os/as professores/as são ouvidos sobre a constituição cotidiana de sua profissionalidade? Nessa perspectiva, destacaremos indícios sobre as possibilidades da abordagem (auto)biográfica como um caminho em que professores/as sejam convidados a narrar os percursos e sentidos de sua trajetória pessoal/ profissional.

Palabras clave : Professor/a; Literatura Educacional; Abordagem (Auto)Biográfica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )