Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza. O/a professor/a e os espelhos da pesquisa educacional. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.224, pp.87-101. ISSN 2176-6681.
Com um olhar dirigido à literatura educacional, apresentamos alguns “espelhos” que procuram delinear imagens sobre o/a professor/ a e seu trabalho. São muitos os discursos e metáforas que buscam definir o trabalho docente, mas em que momento os/as professores/as são ouvidos sobre a constituição cotidiana de sua profissionalidade? Nessa perspectiva, destacaremos indícios sobre as possibilidades da abordagem (auto)biográfica como um caminho em que professores/as sejam convidados a narrar os percursos e sentidos de sua trajetória pessoal/ profissional.
Palabras clave : Professor/a; Literatura Educacional; Abordagem (Auto)Biográfica.