Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Análise de WebQuests em língua portuguesa disponíveis on-line: aspectos relativos à qualidade dos componentes e da usabilidade. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.224, pp.102-121. ISSN 2176-6681.
Uma WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para utilizar o potencial educativo da Web, baseada na aprendizagem colaborativa e nos processos de investigação para a construção do saber. Conta hoje, com milhares de propostas de educadores das mais diversas partes do mundo. No entanto, muitas das WebQuests disponibilizadas on-line, não obedecem a padrões mínimos de qualidade (ao nível das componentes e da usabilidade), bem como muitos exemplares, são simples folhas de exercícios on-line ou “WebExercises”. Neste artigo, foram recenseadas e analisadas 483 WebQuests em língua portuguesa que estavam disponibilizadas on-line, entre julho e outubro de 2007. A avaliação incidiu sobre as componentes e sobre alguns indicadores associados à usabilidade. Os resultados revelam que, no que concerne a componentes, as maiores falhas estão na tarefa, nos recursos e na avaliação e, a nível da usabilidade, a maior falha a assinalar é a ausência do “menu” em muitas dos exemplares analisados. Verificou-se ainda que apenas 41% eram verdadeiras WebQuests, constituindo as restantes simples “WebExercises” com atividades rotineiras que na maioria dos casos não tiraram partido do potencial da Web para a construção do saber.
Palabras clave : Webquest; Webexercise; Usabilidade; Internet.