SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número224Análise de WebQuests em língua portuguesa disponíveis on-line: aspectos relativos à qualidade dos componentes e da usabilidadeMudanças curriculares e a noção de corpo no curso de fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SIMONARD-LOUREIRO, Helena Maria et al. Percepção dos coordenadores de curso de nutrição sobre o exame nacional de desempenho dos estudantes (Enade/2004). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.224, pp.149-159. ISSN 2176-6681.

Analisa a percepção dos coordenadores de Cursos de Graduação em Nutrição sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2004), mediante a aplicação de um questionário contendo 11 questões (dez objetivas e uma subjetiva) abrangendo os diversos contextos do Exame. A avaliação foi positiva quanto ao questionário socioeconômico e à seleção, à qualidade e abrangência das questões dos componentes de formação geral e específica, mas também negativa, por induzir a uma classificação hierárquica dos cursos, em vez de avaliar o desempenho dos estudantes. Esses resultados podem servir para o aprimoramento dos próximos exames e, também, contribuir para o aperfeiçoamento dos projetos pedagógicos do curso de Nutrição e a melhoria do ensino superior na área.

Palabras clave : Formação Profissional; Ensino Superior; Nutricionista; Avaliação; Desempenho Acadêmico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )