SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 issue224Percepção dos coordenadores de curso de nutrição sobre o exame nacional de desempenho dos estudantes (Enade/2004)A apropriação de John Dewey na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1964) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SUMIYA, Alberto. Mudanças curriculares e a noção de corpo no curso de fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.224, pp.160-176. ISSN 2176-6681.

A mudança no modelo de atenção ocorrida nos últimos anos, em que se assume uma concepção ampliada de saúde, trouxe como conseqüência, além da reforma dos serviços, a necessidade de se criar mecanismos que visem formar profissionais comprometidos com a realidade social. O objetivo principal deste artigo é analisar a construção histórico- antropológica do conhecimento sobre o corpo em relação ao modelo biomédico no âmbito da formação do fisioterapeuta da Universidade Estadual de Londrina. O foco de análise abrange os currículos de 1992 e de 2006 e os discursos dos professores envolvidos nessa reforma curricular.

Keywords : Antropologia; Corpo; Curso de Fisioterapia; Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )