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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

CUNHA, Marcus Vinicius da  y  GARCIA, Débora Cristina. A apropriação de John Dewey na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1964). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.224, pp.176-203. ISSN 2176-6681.

Analisa a presença de John Dewey nas páginas da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, por meio de 88 matérias que mencionam o filósofo no período de 1944 a 1964, no intuito de compor um quadro analítico- descritivo sobre os vários modos de menção ao pensamento deweyano. As matérias foram classificadas em três categorias, de acordo com a relevância do nome Dewey no corpo dos textos, visando compreender quais aspectos do pensamento do autor - políticos, filosóficos ou pedagógicos - foram privilegiados em cada uma delas. A discussão fundamentou-se nas noções de “apropriação” e “recontextualização”, em que se considera o uso que um autor faz das ideias de outro ao elaborar os argumentos que deseja comunicar aos leitores em defesa de suas teses.

Palabras clave : John Dewey; Periódicos Educacionais; Discurso Pedagógico.

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