SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número224Mudanças curriculares e a noção de corpo no curso de fisioterapia da Universidade Estadual de LondrinaA arquitetura dos grupos escolares do Paraná na Primeira República índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

CUNHA, Marcus Vinicius da  e  GARCIA, Débora Cristina. A apropriação de John Dewey na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1964). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.224, pp.176-203. ISSN 2176-6681.

Analisa a presença de John Dewey nas páginas da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, por meio de 88 matérias que mencionam o filósofo no período de 1944 a 1964, no intuito de compor um quadro analítico- descritivo sobre os vários modos de menção ao pensamento deweyano. As matérias foram classificadas em três categorias, de acordo com a relevância do nome Dewey no corpo dos textos, visando compreender quais aspectos do pensamento do autor - políticos, filosóficos ou pedagógicos - foram privilegiados em cada uma delas. A discussão fundamentou-se nas noções de “apropriação” e “recontextualização”, em que se considera o uso que um autor faz das ideias de outro ao elaborar os argumentos que deseja comunicar aos leitores em defesa de suas teses.

Palavras-chave : John Dewey; Periódicos Educacionais; Discurso Pedagógico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )