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vol.90 issue226Qualidade e educação superior no Brasil e o desafio da inclusão social na perspectiva epistemológica e ética author indexsubject indexarticles search
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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SILVA, Vandré Gomes da. Qualidade na educação e a ideia de uma formação pública. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.226, pp.571-591. ISSN 2176-6681.

A partir da análise do uso aparentemente consensual e preponderante do termo “qualidade” no campo educacional, este artigo discute os termos de uma alegada medida da qualidade e a concepção subjacente que localiza a educação como uma prática marcada por um caráter exclusivamente utilitário ante as demandas e as necessidades de uma sociedade de consumo. A essa visão meramente instrumental, opõe-se a vocação de uma educação escolar pública que reconhece a natalidade e a iniciação no mundo humano como seu fundamento e assume a responsabilidade por esse mundo a partir de uma herança pública e comum. Nessa perspectiva, uma formação escolar pública angaria uma dupla responsabilidade: a preservação das tradições de conhecimento e formas de vida de um mundo preexistente - do qual os recém-chegados vão apropriando-se - e a possibilidade de agir politicamente sobre esse mundo, renovando-o, ao invés de a ele apenas se conformar.

Keywords : Qualidade da Educação; Qualidade de Ensino; Formação Pública.

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