SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número226Qualidade e educação superior no Brasil e o desafio da inclusão social na perspectiva epistemológica e éticaFormação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

AMBROSETTI, Neusa Banhara  y  ALMEIDA, Patrícia Cristina Albeiri de. Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.226, pp.592-608. ISSN 2176-6681.

O presente trabalho tem por objetivo investigar a constituição da profissionalidade de docentes de ensino fundamental no espaço escolar, buscando compreender as relações constituintes entre os sujeitos e a instituição no processo de tornar-se professor. Para tanto, utilizou-se dois grupos focais constituídos por professoras das séries iniciais. A composição dos dois grupos baseou-se em algumas características balanceadas, entre homogêneas e heterogêneas, das docentes. Os dados permitiram discutir que as injunções institucionais e as relações com os alunos, pares e equipe de gestão promovem uma reconfiguração das concepções iniciais da profissão, que vai se delineando em diversas formas de identificação profissional.

Palabras clave : Profissionalidade; Trabalho Docente; Instituição Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )