SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número226Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduaçãoOs professores do sexo masculino no ensino “primário”: um “corpo estranho” no quotidiano das escolas públicas do Rio de Janeiro (Brasil) e de Aveiro (Portugal) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

CARDIERI, Elisabete  y  ROSA, Sanny Silva da. Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de pedagogia. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.226, pp.624-635. ISSN 2176-6681.

O artigo aborda o papel da pesquisa na formação de professores por meio do relato da introdução dessa atividade como dimensão transversal do currículo no curso de Pedagogia de uma universidade privada de São Paulo. Práticas curriculares de pesquisa que valorizem o rigor científico na produção e divulgação de seus resultados devem ser estimuladas na graduação, pois vinculam- se ao perfil de um professor investigativo e atento às questões e impasses da prática cotidiana. Os resultados preliminares de uma investigação, iniciada em 2007, sobre o processo de pesquisa na graduação apontam o universo de interesse temático dos alunos e permitem levantar algumas pistas para a discussão do sentido e importância da pesquisa na formação inicial de professores nos cursos de Pedagogia.

Palabras clave : Formação de Professores; Pesquisa; Currículo de Pedagogia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )