SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número226Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduaçãoOs professores do sexo masculino no ensino “primário”: um “corpo estranho” no quotidiano das escolas públicas do Rio de Janeiro (Brasil) e de Aveiro (Portugal) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

CARDIERI, Elisabete  e  ROSA, Sanny Silva da. Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de pedagogia. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.226, pp.624-635. ISSN 2176-6681.

O artigo aborda o papel da pesquisa na formação de professores por meio do relato da introdução dessa atividade como dimensão transversal do currículo no curso de Pedagogia de uma universidade privada de São Paulo. Práticas curriculares de pesquisa que valorizem o rigor científico na produção e divulgação de seus resultados devem ser estimuladas na graduação, pois vinculam- se ao perfil de um professor investigativo e atento às questões e impasses da prática cotidiana. Os resultados preliminares de uma investigação, iniciada em 2007, sobre o processo de pesquisa na graduação apontam o universo de interesse temático dos alunos e permitem levantar algumas pistas para a discussão do sentido e importância da pesquisa na formação inicial de professores nos cursos de Pedagogia.

Palavras-chave : Formação de Professores; Pesquisa; Currículo de Pedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )