SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número226Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de pedagogiaRepresentações sociais da avaliação da aprendizagem em professores do ensino público fundamental de Niterói índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

RABELO, Amanda Oliveira. Os professores do sexo masculino no ensino “primário”: um “corpo estranho” no quotidiano das escolas públicas do Rio de Janeiro (Brasil) e de Aveiro (Portugal). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.226, pp.636-649. ISSN 2176-6681.

Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre o professor do sexo masculino que trabalha no ensino público “primário” do Rio de Janeiro (Brasil) e de Aveiro (Portugal). O que se pretende averiguar, fundamentalmente, são os motivos e as consequências da escolha profissional desses docentes que se enveredam por uma área tipicamente relacionada ao gênero feminino, uma associação tão forte que esses professores parecem um “corpo estranho” no quotidiano das escolas públicas “primárias”. Apontamos que a presença de professores do sexo masculino na docência do ensino “primário” é uma forma de inserir as questões de gênero na educação, mostrando que existem outros temas e outras vozes que ecoam nas escolas, ou seja, indivíduos capazes de exercer essa profissão independentemente do seu sexo.

Palavras-chave : Gênero; Escolha Profissional; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )