SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número226Representações sociais da avaliação da aprendizagem em professores do ensino público fundamental de NiteróiÉtica como tema transversal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

PEREIRA, Fábio Hoffmann  e  CARVALHO, Marília Pinto de. Meninos e meninas num projeto de recuperação paralela. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.226, pp.673-694. ISSN 2176-6681.

Este artigo é resultado de pesquisa de mestrado cujo objetivo consistiu em analisar, segundo as relações de gênero, os motivos de encaminhamentos de crianças a um projeto de recuperação paralela. Buscamos verificar se as dificuldades de aprendizagem percebidas pelas professoras variavam conforme o sexo das crianças, uma vez que a proporção de meninos com dificuldades era mais que o dobro da de meninas. A pesquisa de campo centrou-se em uma escola de ensino fundamental, bem estruturada e com um bem-sucedido projeto de recuperação paralela. Foram feitas observações e entrevistas semiestruturadas com as professoras regentes de classe e da recuperação. Entre as razões para a presença majoritária de meninos na recuperação, encontramos as percepções das professoras a respeito de alunos e alunas. Se não podemos fazer uma associação linear entre os tipos de dificuldades apontadas e cada um dos sexos, identificamos significados diferentes em falas semelhantes, variações na interpretação do mesmo comportamento, além de diferentes graus de visibilidade de determinadas características, conforme se tratasse de menino ou menina.

Palavras-chave : Gênero; Ensino Fundamental; Desempenho Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )