SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 issue225Formação de professores do ensino superior: a experiência do Programa de Formação Continuada da Universidade do Vale do Itajaí (Univali)Trajetórias de formação de alunas do curso de pedagogia: uma contribuição ao debate sobre identidade docente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

VOLPATO, Gildo. Marcas de profissionais liberais que se tornaram professores-referência. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.225, pp.333-351. ISSN 2176-6681.

Apresenta resultados de pesquisa envolvendo cursos que formam profissionais liberais: Direito, Engenharia Civil e Medicina. O objetivo foi compreender as representações sobre o docente e o seu trabalho nesses cursos. A abordagem foi qualitativa. Foram utilizados questionários e entrevistas. Revelou que os estudantes têm como referência professores com forte inserção na prática profissional e valorizam domínio de conhecimento, metodologias, atitudes e posturas pessoais dos professores, bem como a docência que corresponde à satisfação de seus interesses imediatos. A diferença entre os cursos tem relação com a dissimilitude entre o objeto de estudo e atividades de formação acadêmica e profissional a que cada um se destina.

Keywords : Profissionais Liberais; Referenciais de Docência; Representações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )