SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número225Formação de professores do ensino superior: a experiência do Programa de Formação Continuada da Universidade do Vale do Itajaí (Univali)Trajetórias de formação de alunas do curso de pedagogia: uma contribuição ao debate sobre identidade docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

VOLPATO, Gildo. Marcas de profissionais liberais que se tornaram professores-referência. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.225, pp.333-351. ISSN 2176-6681.

Apresenta resultados de pesquisa envolvendo cursos que formam profissionais liberais: Direito, Engenharia Civil e Medicina. O objetivo foi compreender as representações sobre o docente e o seu trabalho nesses cursos. A abordagem foi qualitativa. Foram utilizados questionários e entrevistas. Revelou que os estudantes têm como referência professores com forte inserção na prática profissional e valorizam domínio de conhecimento, metodologias, atitudes e posturas pessoais dos professores, bem como a docência que corresponde à satisfação de seus interesses imediatos. A diferença entre os cursos tem relação com a dissimilitude entre o objeto de estudo e atividades de formação acadêmica e profissional a que cada um se destina.

Palavras-chave : Profissionais Liberais; Referenciais de Docência; Representações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )