SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número225Marcas de profissionais liberais que se tornaram professores-referênciaOrientação sexual na escola: expressão dos sentimentos e construção da autoestima índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

MARTINS, Ângela Maria. Trajetórias de formação de alunas do curso de pedagogia: uma contribuição ao debate sobre identidade docente. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.225, pp.352-366. ISSN 2176-6681.

Analisa trajetórias de formação (e de vida) de alunas do curso de Pedagogia de uma universidade confessional e comunitária, na tentativa de desvendar os motivos que levaram à escolha pelo curso e à manutenção dessa escolha (ou não). Na primeira fase, utilizou-se um questionário como instrumento para a coleta de dados para 99 alunos (as) que cursavam o primeiro ano dos cursos de Pedagogia e das licenciaturas. Os dados das alunas do curso de Pedagogia foram desagregados e analisados separadamente. Após essa etapa, realizou-se grupo focal com 13 estudantes, já no segundo ano do curso, com vistas a aprofundar a análise em torno dos problemas que emergiram nas respostas do questionário. Partiu-se do pressuposto que no atual contexto de reestruturação das condições de produção material e simbólica da vida, as relações entre formação, trabalho e identidade devem ser redimensionadas, com base na introdução de questões que afetam a constituição de subjetividades. Em outras palavras, considerou-se que as relações cotidianas, repletas de significação cultural, são configuradas por estruturas relevantes a grupos e comunidades no bojo das quais os sujeitos constroem suas trajetórias de vida e de profissão. Na análise da relevância atribuída pelas alunas a determinados aspectos, fatos, situações e acontecimentos narrados nesse processo, observou-se que, como toda profissão, a docência é permeável aos fatores sociais, econômicos e culturais que configuram as relações de trabalho nas sociedades contemporâneas e vêm construindo novas subjetividades e identidades profissionais.

Palavras-chave : Trajetórias de Formação; Identidade Docente; Curso de Pedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )