SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número225Trajetórias de formação de alunas do curso de pedagogia: uma contribuição ao debate sobre identidade docenteA socialização escolar entre jovens da Amazônia brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

ROSISTOLATO, Rodrigo Pereira da Rocha. Orientação sexual na escola: expressão dos sentimentos e construção da autoestima. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.225, pp.367-384. ISSN 2176-6681.

A partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a escola foi convocada a desenvolver projetos de intervenção na socialização afetivo/sexual dos adolescentes. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre as respostas oferecidas pelo Sistema Municipal de Educação do Rio de Janeiro a esta nova demanda social. A análise dos dados permite afirmar que os professores que coordenam projetos de orientação sexual no Sistema Municipal de Educação do Rio de Janeiro desenvolveram uma teoria para explicar a orientação sexual na escola. Eles acreditam que a simples distribuição de informações é ineficaz porque os adolescentes precisam aprender “no emocional” para que mudem seus comportamentos sexuais. O artigo analisa as premissas desta “teoria nativa” sobre a orientação sexual na escola.

Palabras clave : Adolescência; Juventude; Sexualidade; Escola; Orientação Sexual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )