SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número225Orientação sexual na escola: expressão dos sentimentos e construção da autoestimaComo desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A socialização escolar entre jovens da Amazônia brasileira. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.225, pp.385-410. ISSN 2176-6681.

Ainda que venha crescendo o número de investigações acerca das relações entre a escola e os jovens, pouco se sabe ou se sistematizou sobre o estudante brasileiro que vive na Região Norte de nosso país. O artigo apresenta dados relativos às percepções sobre a escola em uma formação social ainda pouco familiarizada com a cultura letrada. Analisa o papel que a escola detém, enquanto matriz disposicional capaz de orientar condutas, práticas e representações sociais em um contexto cultural ainda fortemente socializado pela cultura oral. Para desenvolver esse argumento teórico, foi realizada uma pesquisa sobre o processo de socialização escolar vivido por jovens frequentadores de uma escola pública e de uma particular, no município de Santarém, Estado do Pará, na Amazônia brasileira.

Palavras-chave : Escola; Socialização; Jovens; Amazônia Brasileira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )