SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número225A socialização escolar entre jovens da Amazônia brasileiraFonologia e vocabulário na percepção de educadoras sobre comunicação de pré-escolares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

MAGINA, Sandra; BEZERRA, Francisco Brabo  y  SPINILLO, Alina. Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.225, pp.411-432. ISSN 2176-6681.

Apresenta pesquisa de intervenção no ensino com vistas a desenvolver o conceito de frações em crianças de oito a dez anos. Dividiram-se 57 crianças em três grupos: Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC), formados por alunos da 3ª série do ensino fundamental sem instrução prévia sobre frações, e Grupo de Referência (GR), formado por crianças da 4ª série que já haviam tido instrução sobre frações por meio de uma abordagem mecanicista e de aplicação de regras. O GE passou por uma intervenção no ensino baseada na resolução de situações-problema de frações como quociente e como relação parte- todo. Essas situações eram apresentadas por meio da combinação e das comparações entre diferentes suportes de representação, fomentando discussões em que as crianças refletiam acerca dos processos de resolução adotados. Todos os participantes realizaram um pré-teste e um pós-teste. O GE mostrou um progresso mais expressivo do que os demais grupos.

Palabras clave : Formação de Conceito; Ensino de Fração; Ensino Fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )