SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 issue225Fonologia e vocabulário na percepção de educadoras sobre comunicação de pré-escolaresMudanças discursivas nas políticas de democratização da educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Educação infantil no Brasil e no Japão: acelerar o ensino ou preservar o brincar?. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.225, pp.449-467. ISSN 2176-6681.

O estudo focaliza a educação infantil no Brasil e no Japão para verificar se prevalece o ensino ou o brincar. Investiga também as razões da diminuição do número de crianças nas escolas infantis em 2006. A apropriação da pedagogia froebeliana é o ponto comum nos primeiros jardins de infância: o Japão adota as brincadeiras livres para desenvolver a cultura lúdica, e o Brasil, as atividades dirigidas com o uso de jogos pedagógicos. A diminuição do número de crianças nas escolas infantis, no ano de 2006, tem causas distintas: no Japão é fruto do impacto do baixo nível demográfico, e no Brasil, da transferência das crianças de seis anos para o ensino fundamental.

Keywords : Ensinar; Educação Infantil; Atividade Lúdica; Jardins de Infância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )