SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número225Fonologia e vocabulário na percepção de educadoras sobre comunicação de pré-escolaresMudanças discursivas nas políticas de democratização da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Educação infantil no Brasil e no Japão: acelerar o ensino ou preservar o brincar?. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.225, pp.449-467. ISSN 2176-6681.

O estudo focaliza a educação infantil no Brasil e no Japão para verificar se prevalece o ensino ou o brincar. Investiga também as razões da diminuição do número de crianças nas escolas infantis em 2006. A apropriação da pedagogia froebeliana é o ponto comum nos primeiros jardins de infância: o Japão adota as brincadeiras livres para desenvolver a cultura lúdica, e o Brasil, as atividades dirigidas com o uso de jogos pedagógicos. A diminuição do número de crianças nas escolas infantis, no ano de 2006, tem causas distintas: no Japão é fruto do impacto do baixo nível demográfico, e no Brasil, da transferência das crianças de seis anos para o ensino fundamental.

Palavras-chave : Ensinar; Educação Infantil; Atividade Lúdica; Jardins de Infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )