SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número225Mudanças discursivas nas políticas de democratização da educaçãoA política educacional nacionalista e o aspecto linguístico: vestígios na escola primária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

VIEGAS, Lygia de Sousa. Progressão continuada em uma perspectiva histórica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.225, pp.489-510. ISSN 2176-6681.

Apresenta uma perspectiva histórica da ideia de abolir a reprovação na escola pública do Estado de São Paulo, antes dessa proposta tornar-se política pública em tal rede de ensino. Para tanto, são analisados documentos sobre o tema, organizados em dois momentos distintos: quando da defesa no âmbito das ideias, ocorrida no contexto da Primeira República e do Desenvolvimentismo; e durante a sua implementação experimental no Grupo Experimental da Lapa (em 1960). Ao final, são tecidas considerações, sobretudo acerca da importância de se conhecer a história da educação, visando superar velhos problemas da nossa escola.

Palavras-chave : Progressão Continuada; História da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )