SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número227La escuela inteligente en el marco de la gestión del conocimientoReforço escolar: gastos e desigualdades sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

ARAUJO, Gilda Cardoso de. Evolução das matrículas na etapa elementar de escolarização no Brasil de 1932 a 2003. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.227, pp.29-54. ISSN 2176-6681.

Analisa a evolução das matrículas na etapa obrigatória de escolarização, de 1932 a 2003, por dependência administrativa, constatando a magnitude recente do processo de municipalização. Foi elaborada uma série histórica das matrículas utilizando os Anuários Estatísticos do Brasil (AEBs) e dados de outras agências que os antecederam, como a Diretoria-Geral de Estatística e o Instituto Nacional de Estatística. Essas informações foram disponibilizadas numa publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), intitulada Estatísticas do Século XX. As conclusões indicam a associação do recente processo de municipalização do ensino com a configuração que a Federação brasileira assumiu a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988.

Palavras-chave : Estatística Educacional; Administração da Educação Escolar; Sistemas de Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )