SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número227Evolução das matrículas na etapa elementar de escolarização no Brasil de 1932 a 2003Políticas de organização curricular para a escola pública em tempo integral: as lições de uma experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

GOMES, Candido Alberto et al. Reforço escolar: gastos e desigualdades sociais. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.227, pp.55-74. ISSN 2176-6681.

O reforço e o fracasso escolares coexistem como faces da mesma moeda: um sistema educacional excludente e de qualidade discutível. Assim, o reforço merece ser pesquisado, inclusive por envolver um custo a mais para a sociedade e para os cidadãos. Na perspectiva de mensurar os gastos familiares com essa atividade, foi realizada pesquisa exploratória com alunos do ensino médio de uma escola pública e outra particular do Distrito Federal. Os resultados apontam diferenças significativas nos gastos com reforço escolar, conforme a dependência administrativa da escola, indicando mais um fator de desigualdade social e educacional. Ao contrário do que sugere a literatura, não foi encontrada relação entre o nível de escolaridade da mãe e os gastos em reforço escolar. Assim como em Portugal, também no Brasil o reforço é um meio de promover o sucesso, sobretudo em exames competitivos, suprindo lacunas da escola regular.

Palavras-chave : Reforço Escolar; Professor Explicador; Economia da Educação; Custos Educacionais; Estrutura Social; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )