SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número227Reforço escolar: gastos e desigualdades sociaisAvaliação externa de escolas e sistemas: questões presentes no debate sobre o tema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. Políticas de organização curricular para a escola pública em tempo integral: as lições de uma experiência. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.227, pp.75-83. ISSN 2176-6681.

Apresenta resultados de pesquisa qualitativa realizada em uma rede pública municipal de ensino do interior sul-rio-grandense, com o objetivo de acompanhar a implantação de escolas em tempo integral, focando, entre outros aspectos, a organização curricular para essa realidade. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise de conteúdo aplicada a fontes documentais e à revisão bibliográfica, dando conta de uma administração quadrienal (2005-2008). Durante o estudo, constatou-se que, em relação ao tema currículo, emergem indefinições que vão desde o conceito de educação integral até o elenco de conteúdos desenvolvidos. Como conclusão, o texto aponta que a escola em tempo integral tem uma significação expressa, em larga medida, pelo currículo conduzido/organizado. Assim, definir questões mínimas para o currículo nas/para as escolas em tempo integral é importante tarefa política e pedagógica.

Palavras-chave : Tempo Integral; Currículo; Escola Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )