SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número227Políticas de organização curricular para a escola pública em tempo integral: as lições de uma experiênciaUma abordagem piagetiana para o planejamento do ensino de Física em cursos técnicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

HORTA NETO, João Luiz. Avaliação externa de escolas e sistemas: questões presentes no debate sobre o tema. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.227, pp.84-104. ISSN 2176-6681.

Apresenta e discute alguns dos principais conceitos presentes no debate acadêmico sobre a avaliação externa de escolas e sistemas, e sua relação com as políticas públicas. Conceitua a avaliação da educação e analisa seus diversos usos, evidenciando o caráter central que ela passa a ocupar. Expõe a estrutura de um sistema de avaliação externa e, para situar o leitor na realidade brasileira, apresenta um breve histórico do desenvolvimento das avaliações externas no Brasil, com ênfase no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Baseia-se em uma revisão da bibliografia sobre avaliação educacional externa e da legislação educacional brasileira.

Palavras-chave : Avaliação Externa; Educação; Política Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )