SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número227Avaliação externa de escolas e sistemas: questões presentes no debate sobre o temaO trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

CARVALHO JUNIOR, Gabriel de Dias. Uma abordagem piagetiana para o planejamento do ensino de Física em cursos técnicos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.227, pp.105-121. ISSN 2176-6681.

Tem como objetivo apresentar a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud como instrumento para o planejamento e para a análise das atividades de intervenção didática em aulas de Física. A abordagem, com inspirações piagetianas, tem como foco a detecção e correção dos modelos explicativos dos estudantes. São apresentados alguns dos resultados preliminares dessa forma de intervenção didática e discutidas suas implicações na melhoria dos índices de aprovação em Física e, consequentemente, na inclusão social dos estudantes.

Palavras-chave : Campos Conceituais; Planejamento do Ensino; Desenvolvimento Cognitivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )