SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número228Expansão do ensino médio no Estado de Mato Grosso do Sul no período de 1999 a 2009Equidade e desempenho escolar: é possível alcançar uma educação de qualidade para todos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

BAUER, Adriana. Usos dos resultados das avaliações de sistemas educacionais: iniciativas em curso em alguns países da América. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.228, pp.315-344. ISSN 2176-6681.

Este artigo é fruto de pesquisa que buscou caracterizar sistemas de avaliação em larga escala desenvolvidos em países da América. Tendo como referência informações obtidas de diversas fontes, analisa tendências de uso dos resultados das avaliações de sistemas educacionais, a partir de seus objetivos declarados. Busca retomar os objetivos das primeiras experiências no campo de avaliação educacional, desde o século 19, e levantar os objetivos anunciados em sistemas atuais, consolidados a partir dos anos de 1990. Como conclusão, destaca a propensão da utilização das avaliações no âmbito de gerenciamento dos sistemas educacionais e prestação de contas. Finalmente, chama a atenção do leitor para algumas críticas que vêm sendo feitas a esses sistemas e seus objetivos.

Palavras-chave : Avaliação de Sistemas; Resultados; Gestão Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )