SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número228Usos dos resultados das avaliações de sistemas educacionais: iniciativas em curso em alguns países da AméricaPolíticas inclusivas no ensino superior: análise do acesso, permanência e aprendizagem dos acadêmicos participantes do ProUni na Universidade do Vale do Itajaí, no período 2006-2007 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SETUBAL, Maria Alice. Equidade e desempenho escolar: é possível alcançar uma educação de qualidade para todos?. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.228, pp.345-366. ISSN 2176-6681.

Nos últimos anos, verifica-se no Brasil a ampliação dos setores da sociedade que participam dos debates sobre educação. Uma das vozes que ganha cada vez mais força é a dos economistas que, de algum modo, estão orientados pelas teorias do capital humano. Este artigo procura debater algumas posições-chave assumidas por esse grupo de economistas, em particular as que foram apresentadas no livro Educação básica no Brasil: construindo o país do futuro. Esse debate é proposto a partir de três temas: os mecanismos institucionais de gestão, o lugar da escola e da família e, ainda, a educação no contexto da vulnerabilidade social. Por fim, o artigo procura apontar algumas premissas para que nosso sistema educacional possa ter ganhos de qualidade com equidade, sobretudo nos territórios urbanos em situação de alta vulnerabilidade social.

Palavras-chave : Educação; Políticas Públicas; Qualidade e Equidade; Capital Humano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )