SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número228Equidade e desempenho escolar: é possível alcançar uma educação de qualidade para todos?O trabalho do professor na sala de aula: relações entre sujeitos, saberes e práticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

FERRI, Cássia; HOSTINS, Regina Célia Linhares; FRONZA, Fabíola Luci  y  VALDAMERI, Gildete. Políticas inclusivas no ensino superior: análise do acesso, permanência e aprendizagem dos acadêmicos participantes do ProUni na Universidade do Vale do Itajaí, no período 2006-2007. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.228, pp.367-389. ISSN 2176-6681.

Objetivou analisar o perfil, a permanência e os índices de rendimento acadêmico dos estudantes beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) no período de 2006 a 2007. Os dados, coletados no sistema acadêmico da instituição, foram tratados estatisticamente e avaliados a partir da legislação vigente. Trata-se de um estudo descritivo com vista a obter um diagnóstico do funcionamento desse programa, criado pelo governo federal, em 2005, com a finalidade de conceder bolsas de estudos para estudantes de baixa renda em cursos de graduação de instituições de educação superior (IES) não públicas. Os resultados desta pesquisa, mesmo que preliminares, indicam que o programa tem possibilitado o acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior e que eles demonstram rendimento compatível ao do grupo de coingressantes.

Palabras clave : Educação Inclusiva; Políticas Públicas; Ensino Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )