Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
FONSECA, Selva Guimarães. O trabalho do professor na sala de aula: relações entre sujeitos, saberes e práticas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.228, pp.390-407. ISSN 2176-6681.
Apresenta reflexões sobre resultados de pesquisas que têm como objetivos compreender e analisar os processos pelos quais os sujeitos (formadores e formandos, professores/alunos) se apropriam e reconstroem seus saberes (docentes, escolares, acadêmicos) e práticas, como a formação nos cursos de licenciatura repercute nas ações educativas, na constituição dos saberes e nas (re)configurações curriculares em diversos níveis de ensino. O foco central do texto é a análise de como se dão essas relações entre sujeitos, saberes e práticas e como elas se configuram e impactam o trabalho do professor na sala de aula.
Palabras clave : Trabalho Docente; Sala de Aula; Educação Básica.