SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número228O trabalho do professor na sala de aula: relações entre sujeitos, saberes e práticasRevistas de escolas católicas do Rio de Janeiro nos anos 1920-1950: religião e educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

ALBUQUERQUE, Paloma Pegolo de  e  ALMEIDA, Maria Amélia. Sexualidade e deficiência intelectual: um curso de capacitação para professores. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.228, pp.408-423. ISSN 2176-6681.

Professores da educação especial costumam enfrentar dificuldades em sala de aula com a questão da sexualidade. O objetivo deste estudo foi planejar, aplicar e avaliar um programa de intervenção (curso) para 21 professores de jovens com deficiência intelectual de uma escola especial em uma cidade do interior de São Paulo. O curso durou dois meses e teve caráter teórico e prático, com discussões, dinâmicas de grupo, atividades de role-playing e de resolução de problemas, filmes e também uma atividade prática em sala de aula. Por meio de uma avaliação sobre o curso e de entrevistas, perceberam-se algumas mudanças na forma de os professores interagirem com os alunos quando o tema era a sexualidade, além de reflexões sobre a questão e revisão de sua postura como educadores sexuais.

Palavras-chave : Educação Especial; Deficiência Intelectual; Sexualidade; Capacitação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )