SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número228Sexualidade e deficiência intelectual: um curso de capacitação para professoresContribuições de um estágio coletivo no projeto Conscientizar para a Vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

CHAVES, Miriam Waidenfeld. Revistas de escolas católicas do Rio de Janeiro nos anos 1920-1950: religião e educação. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.228, pp.424-444. ISSN 2176-6681.

Este trabalho procura expor os primeiros resultados de uma pesquisa histórica que tem como foco privilegiado de análise as revistas escolares de três escolas católicas do Rio de Janeiro nos anos 1920-1950. Tem-se como objetivo mostrar que os valores, comportamentos e atitudes ali produzidos/transmitidos/assimilados se constituíram de forma variada a partir de três ideias nucleares: a) valorização do passado por meio da constante referência aos seus fundadores, patronos, ex-professores e ex-alunos; b) ligação inequívoca entre religião e ciência; c) crença de que aquelas escolas estariam formando parcela significativa da elite brasileira que mais tarde iria ocupar os cargos de destaque da política, da cultura e da ciência nacionais.

Palavras-chave : Colégios Católicos; Revistas Escolares; Rio de Janeiro; Anos 1920-1950.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )