SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 issue229A pesquisa em políticas públicas de educação numa perspectiva históricaO primeiro decênio da Capes: uma campanha extraordinária (1951-1960). author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

VARANI, Adriana  and  SILVA, Daiana Cristina. A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.229, pp.511-527. ISSN 2176-6681.

Objetiva compreender a relação família-escola e suas possíveis implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de um estudo de caso em uma escola pública. Foram construídos os seguintes indicadores de análise: alternativas da escola para aproximar os pais da vida escolar dos filhos, tipo de participação das famílias e implicações da relação família-escola no desempenho dos alunos. Como resultados, a análise dos dados confirma a tese de que, embora a família exerça um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, ela não pode ser considerada como a única responsável pelo seu sucesso ou pelo seu fracasso escolar. O estudo também evidencia e reflete sobre as diversas possibilidades da participação da família no cotidiano escolar.

Keywords : Família-Escola; Desempenho Escolar; Fracasso Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )