SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número229A pesquisa em políticas públicas de educação numa perspectiva históricaO primeiro decênio da Capes: uma campanha extraordinária (1951-1960). índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

VARANI, Adriana  y  SILVA, Daiana Cristina. A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.229, pp.511-527. ISSN 2176-6681.

Objetiva compreender a relação família-escola e suas possíveis implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de um estudo de caso em uma escola pública. Foram construídos os seguintes indicadores de análise: alternativas da escola para aproximar os pais da vida escolar dos filhos, tipo de participação das famílias e implicações da relação família-escola no desempenho dos alunos. Como resultados, a análise dos dados confirma a tese de que, embora a família exerça um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, ela não pode ser considerada como a única responsável pelo seu sucesso ou pelo seu fracasso escolar. O estudo também evidencia e reflete sobre as diversas possibilidades da participação da família no cotidiano escolar.

Palabras clave : Família-Escola; Desempenho Escolar; Fracasso Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )