SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número229A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamentalIniciativas mundiales para mejorar la formación de profesores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

GOUVEA, Fernando. O primeiro decênio da Capes: uma campanha extraordinária (1951-1960). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.229, pp.528-542. ISSN 2176-6681.

Objetiva analisar o primeiro decênio de existência da Campanha de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que abarca o período de 1951 a 1960, situando a instituição no âmbito do aparelho estatal federal num contexto histórico marcado pelo modelo nacional desenvolvimentista. O caminho para o alcance deste objetivo tem como elementos essenciais a utilização de relatórios, correspondências, mensagens presidenciais e documentos legais articulados sob o signo da utilização de estratégias e táticas por indivíduos-coletivos, que edificaram uma rede institucional que levou a Capes a um papel central na elaboração de políticas públicas educacionais no seio do Ministério da Educação. Tal centralidade teve como resultado a tentativa de construção de um sistema nacional de pós-graduação que se constitui num legado a ser examinado no tempo presente.

Palavras-chave : Capes; Inep; História da Educação Brasileira; 1951-1960.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )