SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número229Iniciativas mundiales para mejorar la formación de profesoresOusadia emancipatória no ensino superior: relato de uma experiência didática no Campus Litoral da Universidade Federal do Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

LIBANEO, José Carlos. O ensino da didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de pedagogia. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.229, pp.562-583. ISSN 2176-6681.

Apresenta aspectos do ensino da Didática, das metodologias específicas e das disciplinas de conteúdos dos anos iniciais do ensino fundamental, visando analisar o lugar que elas ocupam em currículos do curso de Pedagogia e avaliar sua efetividade na formação profissional de professores. Em especial, avalia em que medida vem sendo valorizado, nesses cursos, o ensino de conteúdos das disciplinas do currículo do ensino fundamental (anos iniciais). A razão deste artigo se deve à constatação do quadro desolador da situação do ensino fundamental no País, o que remete à análise das condições de exercício profissional de professores, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental. Trata-se de pesquisa documental referente à estrutura curricular e às ementas de 25 instituições de ensino que mantêm curso de Pedagogia.

Palabras clave : Formação de Professores; Curso de Pedagogia; Didática; Metodologias de Ensino; Relação Conteúdo-Método.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )