SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 número229O ensino da didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de pedagogiaPráticas de letramento acadêmico de estudantes-convênio de graduação: uma análise das relações entre língua e identidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

BRIZOLLA, Francélli; SILVA, Lenir Maristela  e  FAGUNDES, Maurício Cesar V.. Ousadia emancipatória no ensino superior: relato de uma experiência didática no Campus Litoral da Universidade Federal do Paraná. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.229, pp.584-603. ISSN 2176-6681.

Apresenta uma experiência de inovação curricular realizada com as turmas de calouros 2009 no Campus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral - Matinhos, PR, Brasil), pela qual se procurou dar concretude às premissas epistemológicas do paradigma emergente de construção do conhecimento. A base teórico-metodológica está anunciada no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da mencionada instituição, que prevê uma inovação curricular na gestão dos espaços de atividades formativas. Além da preocupação com uma formação emancipatória, a instituição procura desenvolver um trabalho pedagógico que dê conta do aspecto político da missão institucional, qual seja, colaborar com o desenvolvimento da região do Litoral Paranaense e Vale do Ribeira. É possível perceber nos acadêmicos o olhar mais crítico sobre o processo educacional e a revelação do exercício de assunção de seu papel social junto com o lugar e a comunidade local.

Palavras-chave : Didática; Inovações Educacionais; Interdisciplinaridade; Currículo; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )